Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria (Sl 126)


 Introdução 


  Por que os que semeiam em lágrimas segarão com alegria 

Porque sua vida é tão ligada e envolvida com sua missão que o seu ser se comove e se move em função desse propósito bem certo : ir andando levando a preciosa semente  e  chorando, apesar do choro irá, pois sabe e tem certeza (sem dúvidas com alegria voltará trazendo consigo seus frutos).

Ele tem certeza, é sem dúvidas... Não irá duvidoso nesta  caminhada  de lágrimas, mas não apenas de lágrimas, também de um jubilo certo, sem dúvida no seu ser, porque o que tem ou leva não é produto da sua  razão ou das suas mãos... Leva a preciosa semente do Senhor.

Como é essa semeadura?, com lágrimas, com quebrantamento... Não é de qualquer forma que a faz, mas todo o seu ser, o querer e força e até suas lágrimas são derramadas em prol desse propósito : levar a preciosa semente e somente aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvidas, com alegria  trazendo consigo (não com os outros ou nos outros, é algo íntimo) seus molhos.

Quero ressaltar três pontos que observo nestes versículos e aplica-los a nós hoje na ordem de levar a preciosa semente ou semente eterna, sabendo que este é um cântico do povo judeu pelo livramento do cativeiro na Babilônia. Este é conhecido como cânticos dos degraus (do Salmo : 120 ao 134), ou seja: o povo cantava na subida para o templo, e este salmo começa informando que, quando o Senhor trouxe ( para Sião, figura do céu) o povo que estava  no cativeiro, ficaram como os que sonham e veem seus sonhos realizados.

Então isso os encheu de alegria, riso em suas bocas e sua língua de cânticos.. Deus os restaurou e as nações diziam ,viam e reconheciam que foi Deus quem fez grandes coisas, fazendo-os regressar do cativeiro na Babilônia. Os versículos 5 e 6 falam de semeadura com lágrimas e volta sem dúvidas trazendo consigo seus frutos... Sabendo disso, vejamos: 

veja também 

 Conheça sua Bíblia de Gêneses a Apocalipse Agora

Primeiro : Aquele que ( se dispõem a) levar (consigo) a preciosa semente 


Por que ele traz ou leva CONSIGO a preciosa semente?, ou melhor : por que ele deve levar consigo a preciosa semente?.

"Antes de trazer consigo os seus molhos, tem que levar consigo a preciosa semente"

Se dispõem, se candidatou a levar em se mesmo, consigo a preciosa semente, vale a pena ou a dor, a caminhada de lágrimas por causa dela e para leva-la por onde for e com estiver, mesmo andando e chorando.

A semente é preciosa e aquele que que reconhece seu valor a leva apesar de tudo e todos. A semente é preciosa e aquele que a tem em se ou recebeu de bom coração esse tesouro gerando frutos no seu ser e assim o leva a ser fruto da preciosa semente.

Aquele que se dispõem a levar a preciosa semente renuncia a semente e os frutos do pecado em seu em todo modo de viver, pois sua caminhada de lágrimas pode ser por seu próprio pecado (Mt 5.4) e pelo estado pecaminoso dos que rejeitam a semente preciosa fazendo seus corações duros pedras ou diamantes ( Zc 7.120). 

Essa caminhada de lágrimas é também de renuncias, primeiro de se mesmo em favor dessa missão : Levar a preciosa semente.

Como negar a se mesmo?, mas quem você é mesmo para ser necessário negara a se mesmo?. Nego ou não satisfaço o desejo de meu ser pecaminoso e egoísta, para  fazendo o que  a palavra diz que eu devo ser, fazer e não fazendo aquilo o desejo do meu ego e por fama ou poder diante dos himens.

Nego a me mesmo quando prefiro levar a cruz  a largar, porque é uma caminhada de lágrimas e renuncias diárias... 

Nego a me mesmo não me deixando ser dominado por minha visão humana e terrena da minha carne fraca e atraída por aquilo que é carne, que é terreno e passageiro... Devemos dizer ,mesmo em lágrimas : Deus seja feita a tua vontade e NÃO a minha (Mt 26.39)

Somos pecadores e por isso precisamos negar-nos, por causa do nosso ser ou essência pecaminosa, que é  desde o ventre (Gn 8.21b, Sl 51.5). Aquele que não negar a se mesmo, negará a Cristo e seu domínio sobre ele (aquele que negou a Cristo), e sem negar a se mesmo não dar para essencialmente ou somente levar a preciosa semente sem mistura, é preciso abdicar a se mesmo deixando todo seu passado e sua velha criatura e cultura, convertendo assim todo o seu ser.

Segundo: Andando e chorando 

  Andando pelo caminho da verdade e esse choro é genuíno, como o de Cristo que se comoveu e se moveu no íntimo do seu ser ao ponto de suas entranhas transbordarem em rios de lágrimas compassivas, amorosas e por duas vezes a Bíblia diz que : Jesus chorou (Jo 11.35 , Lc 19.41).

Veja também 
 Missaopoeticablog.blogspot.com

Andar todos andam, mas como querem e jamais intenta uma caminhada de prantos, esse é o desejo de todo ser pecador.
Alguns acham que não, mas é Bíblico, a  caminhada aqui  com Deus tem lágrimas e aflições, mas isso não para o cristão perseverante e confiante, apesar de tudo vai andando nesta caminhada (Ex 1.12, Mt 5.12, Jo 14.33, 1Pe 4.12-19, Fp 4.13, Rm 18.28,35-39, Ap 22.4).

Nada poderá ou deverá ter forças contra nossa fé nesta caminhada e devemos fazer como os heróis da fé em Hebreus 11, que tiraram forças da fraqueza (ver.34), pois o amor de Cristo  constrange-nos para esforçamo-nos por sua causa (2Cor 5.14) mesmo em meio às lágrimas que somente aquele que leva consigo a preciosa semente têm. 
Quem decide andar pelo caminhada estreita, decide sofrer como um bom soldado pela causa do seu Senhor (2Tm 2.3), decide ser apertado pela estrada estreita , espremido, ajustado e moldado. Decide andar em equilíbrio por este caminho estrito ou exato...Prefere às lágrimas, mas nunca sair dessa caminhada de lágrimas e júbilos, pois tem uma certeza  no seu ser e convicção  firmada no Senhor da seara, que voltará para casa   e até por isso chora (hino da harpa Cristã: 127).

Mas temos uma promessa  : Eu (Cristo) ESTOU convosco TODOS OS DIAS  até a consumação dos séculos...Amém!   ( Mt 28.20 ).

veja também 
 

Missão exige entrega total 
 

Terceiro : Voltará sem dúvidas  

 

  Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque eu tenho certeza que o Senhor está comigo ( Sl 23.4 ) e por isso não preciso ficar duvidoso da tua proteção, eu em quem tenho crido (2Tm 1.12), tenho certeza que voltarei.

Não voltarei retrocedendo da caminhada ou fugindo da missão de levar a preciosa semente, isso jamais. 

Voltarei ao meu Senhor com a missão cumprida, voltarei para minha casa que já está preparada me aguardando ( Jo 14.1-3), pois "breve os trabalhos serão findos, bênção vão os servos desfrutar; e Jesus os saudará : bem vindos, esta glória espero alcançar (hino da harpa cristã : 127)...Voltarei, pois as lágrimas ou espinhos não me mataram ( Sl 119.71), não serei abalado pois temo ao Senhor ( Sl 15) e me agrado do seu querer ( Sl 37.4) e nada me separará  do amor de Cristo (Rm 8.35ss).

Mas triste é aquele que está, nesta caminhada, cheio de dúvidas se voltará, se chegará, se alcançará tal glória... Ou você busca essa certeza em Cristo ou se perderá eternamente, apesar de ter feito muitas obras ( Ez 3.20 ).

Temos que ter a moral de falar como o apóstolo Paulo falou de sua caminhada : combate o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me aguarda, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda (2Tm 4.7,8 ).

Como voltarei?

Deus guarda-nos da apostasia e da tentação de desistir... Voltarei a te oh pai como vive aqui na tua presença que há fartura de alegria ( Sl 16.11 ).

      Sem dúvidas voltarei com alegria      

Oh Deus tu nos deste a alegria da salvação ( 51.12 ) e mais jubilo por levar ( Pv 24.11,12) a salvação as demais, e muitos foram salvos do fogo do inferno, pois como tu arriscastes tua vida por mim, eu darei a minha vida por eles e gastarei e me deixarei gastar por essa almas, com esforço ( Rm 15,20a), de boa vontade ( 2Cor 12.15 ) e tendo misericórdia arrebatando-os do fogo eterno (Jd 1.22,23).

   Voltarei trazendo ou levando o que, e de onde? 

Trazendo (primeiro) comigo os meus frutos ( trazendo consigo os seus molhos). Só traz ou leva quem ganhou ou quem produziu algo na sua caminhada ou plantação espiritual ou carnal.

Numa plantação material não levo ou não  dar para levar sempre ou tudo o que foi produzido, não seria possível : trazer consigo os seus molhos ( levando em consideração que isso representa o todo que foi produzido e colhido na caminhada ). Esses frutos ou matérias não me seguirão e eu não conseguirei leva-los em mim ou no meu ser, não os levarei para a eternidade e nem por toda a minha vida aqui na terra.

São bens terrenos, inferiores e passageiro (o texto Bíblico em estudo nos leva a pensar que literalmente, em relação ao povo de Israel, eles poderiam ou puderam levar bens materiais, mas assim a plantação teria sido apenas terrena e passageira... Não levariam consigo ou exatamente em seu ser, no íntimo e grande experiência espiritual), mas de uma terra estranha não se deve levar nada. Mas eles não levariam algo puramente material e sim também abundantemente espiritual (ver. 3).       

Quem planta material, colhe material...Quem planta espiritual colhe espiritual e material.

Aquele que espera Cristo só nesta terra é o mais miserável de todos (1Cor 5.19) e avarento... Mesmo dando material para  a obra espiritual, plantará o carnal ou espiritualmente incorreto, e o que ele leva consigo é simplesmente matéria, é pó e ilusão. O que tinha ou o que aquele homem amante das riquezas levou para a eternidade?, nada, a não ser lembranças angustiantes ( Lc 16.19-32 ). Devemos ter o mesmo sentimento de Cristo ( Fp 2.5).

       A preciosa semente  

Uma plantação acompanhada de dores ( aquele que leva a preciosa semente sofre, não seria uma semente carnal que agrada à carne a satisfazendo) ao ponto de lágrimas serem evidentes, mas os que assim semeiam segarão ou colherão, não com prantos, mas com alegria.

Que semente é está ?, a preciosa semente e diz novamente que ( somente ) aquele que a leva (como?) andando e chorando  ( ele tem certa dor na caminhada, pois chora em função do que leva, é característica dele : andando e chorando, ele vai chorando, mas voltará com alegria trazendo consigo ou em se, não mais lágrimas saem do interior dele, sim jubilo e seus frutos consigo. 

O choro vem de dentro e também a alegria e consigo os seus frutos, frutos do seu ser, pois os frutos são semelhantes a quem planta  e o que há em seu interior  e por isso traz seus resultados consigo... Ver-se o fruto da alegria e da volta com missão cumprida e isso veio da caminhada de lágrimas e choro... Alegria e volta de missão cumprida nascerem das lágrimas, do choro e por isso trouxe consigo seus frutos, pois os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.

 Só levarei comigo para a eternidade algo que entrar comigo na eternidade e somente plantando de forma correta a semente eterna terei vida, fruto em meu ser... Os bens terrenos passaram e nada restará a não ser lembranças.

 A plantação material não permanece (1Co 13.13 , Gl 5.8), apesar de poder ser usada para investir na obra aqui na terra, ela só é bem utilizada quando se aplica para o pão de cada dia( para se e família...), resgate dos perdidos   e para ajudar os domésticos na fé... Mas a preciosa semente é eterna.

  Conclusão 

   Nossa plena confiança no Senhor ( ou seja : fé ) nos dar a visão que,  apesar de tudo, vale a pena levar a preciosa semente eterna... A pesar das lágrimas eu sei que retornarei com a missão cumprida ( At 20.24) com Deus, com a igreja, com o mundo, comigo,  e estarão  cicatrizadas em mim marcas do evangelho.

  Deus seja louvado e obrigado por ler e compartilhar...

 

>Mais conhecimento Bíblico (clique e veja agora)

>Missiologia, você quer entender!! (clique e veja e não perca mais esse conhecimento necessário...Porque é necessário?, clique e saiba mais )



      

  

Comentários

Postagens mais visitadas